Tempo instável marca início da semana em Santa Catarina

  • Foto: Chico Ribeiro -

Previsão indica chuvas e temperaturas amenas durante as manhãs, com aumento do calor durante as tardes

Santa Catarina se prepara para uma semana com variações climáticas significativas, começando com tempo nublado e momentos de chuva ao longo da segunda-feira (1°) e terça-feira (2). As temperaturas tendem a se manter amenas durante as manhãs, mas há previsão de aumento do calor durante as tardes.

Na segunda-feira, o estado amanhece sob uma cobertura de nuvens, e à medida que o dia avança, há expectativa de pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, iniciando pelo Oeste e se estendendo para outras regiões até o final do dia. Este cenário é influenciado pela passagem de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão. Segundo a Defesa Civil, o risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica. As temperaturas mínimas variam entre 12 e 23°C, com máximas chegando a 30°C em todas as regiões.

Já na terça-feira (2), mesmo com a frente fria se afastando, o tempo permanece instável, com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada, principalmente do Centro ao Leste do estado, acompanhada por trovoadas à tarde, devido à influência de um sistema de baixa pressão. O vento muda de direção, indo de Noroeste para Sul, com intensidade fraca a moderada e rajadas entre 45 e 60km/h. As temperaturas mínimas oscilam entre 13 e 21°C, enquanto as máximas se mantêm em torno de 28 a 30°C na maioria das regiões.

Além disso, o litoral catarinense deve ficar atento ao aumento da agitação marítima ao longo do dia, com ondas entre 1,5 e 2 metros, provenientes do sul/sudeste. A população é orientada a acompanhar as informações meteorológicas e tomar as devidas precauções diante das condições climáticas previstas para os próximos dias.

Ibama cria plataforma para acompanhar recuperação ambiental Anterior

Ibama cria plataforma para acompanhar recuperação ambiental

Geraldo Alckmin é diagnosticado com covid-19 Próximo

Geraldo Alckmin é diagnosticado com covid-19

Deixe seu comentário